Quem nunca sentiu aquela repuxada no posterior da coxa durante aquela “peladinha” de fim de semana hén? Para os boleiros de plantão isso é muito comum!
Mas você sabe qual é a diferença de uma distensão e um estiramento muscular?
A diferença é muito simples: A distensão ocorre no tendão muscular( tecido conjuntivo fibroso que liga a musculatura ao osso) e o estiramento ocorre no tecido muscular.
Nesses dois casos ocorre um alongamento excessivo das fibras podendo chegar até a ruptura total dos tecidos, tanto musculares quanto tendíneos, gerando assim um processo inflamatório, que tem função regenerativa, e causando aquele incomodo característico destas lesões.
As duas lesões são classificadas em graus:
1º: Um alongamento excessivo das fibras, mas sem ruptura
2º: Ruptura parcial dos tecidos
3º: Ruptura total dos tecidos
Quem não se lembra daquela imagem clássica da lesão do jogador Ronaldo fenômeno quando jogava pela Inter de Milão? Pois é, aquela lesão é um exemplo claro de Distensão 2º, onde houve ruptura parcial do tendão patelar.
JÁ aquela repuxa que citei no inicio dessa matéria geralmente é um estiramento 1º, onde há uma alongamento excessivo das fibras musculares.
Nos casos mais simples uma compressa de gelo pode ajudar bastante na recuperação e diminuição da dor, mas em casos mais graves, pode-se recorrer até a procedimentos cirúrgicos!
Se você gostou das informações acima, dê uma força ai e compartilhe nas redes sociais!!!
Plácido Andrade
Acadêmico em Educação Física
Faculdade Estácio de Sá - Vitória