O BCAA é um dos suplementos mais utilizados hoje no Brasil pelos praticantes de atividade física, mas muitos ainda não sabem bem qual sua real funcionalidade em nosso organismo.
Os BCAA’s são classificados como essenciais pois não são produzidos pelo nosso organismo devendo ser ingeridos de fontes externas, e são compostos por três aminoácidos: Valina, Isoleucina e leucina. Estudos apontam que esses três aminoácidos correspondem em média a 30% da constituição das células musculares.
As principais funções do BCAA são duas: Favorecimento da síntese protéica e anticatabolismo muscular.
Síntese Proteica
A leucina é o aminoácido principal pois tem forte atuação no trabalho de síntese protéica em nosso corpo, sendo fundamental para a construção e reparo muscular. Neste caso o BCCA tem grande importância para o trabalho de hipertrofia ou para quem busca preservar massa magra no processo de emagrecimento por exemplo, pois favorece o anabolismo muscular.
Anticatabolismo
Existe um processo em nosso organismo chamado de gliconeogênese onde devido a baixa quantidade de glicose na corrente sanguínea, o próprio corpo começa a produzir moléculas de glicose (principal substrato energético de nosso corpo). Nesse processo nossa massa muscular é degradada para liberação de aminoácidos que serão utilizados para formação dessas moléculas de glicose, ocorrendo assim o catabolismo muscular.
Por isso o BCAA é um dos suplementos mais comercializados hoje, pois fornece matéria prima para síntese protéica e minimiza o catabolismo muscular fornecendo aminoácidos para serem convertidos em glicose quando necessário.
Uma observação importante é que alguns estudos também mostram que a eficácia da suplementação com BCAA depende de grande quantidade de ingestão do mesmo (ingestão acima de 5g).
Então pra você que tem interesse em utilizar o BCAA, o ideal é procurar um nutricionista para que ele possa calcular corretamente a ingestão mais adequada pra você!
Plácido Andrade
Acadêmico em Educação Física
Faculdade Estácio de Sá - Vitória