A proteína é um dos nutrientes mais lembrados quando o assunto é musculação. Nas academias ou centros esportivos, sempre que o assunto alimentação vem a tona, é certo que alguém irá citar “Whey Protein” nesse bate papo.
Será que existe um valor exato que se deve consumir o nutriente ao dia? Será que a proteína pode trazer malefícios usada de forma errada?
Então vamos saber...
A proteína é fundamental para o bom funcionamento de nosso corpo. Ela atua diretamente em diversos sistemas, desde construção e reconstrução muscular até síntese hormonal.
A proteína tomou grande notoriedade dentro das academias justamente pela capacidade de construir e reconstruir massa muscular magra, melhorando assim, o rendimento e resultados daqueles que almejam um corpo “sarado”.
Acontece que o uso desde nutriente tem sido banalizado no decorrer do tempo. Pessoas fazem uso do mesmo, principalmente através de suplementação, sem qualquer tipo de orientação ou recomendação de profissionais (nutricionistas). Simplesmente perguntam no balcão da farmácia: “Qual remédio é bom pra ficar grande?” (Isso mesmo, muitos ainda chamam de remédio), e compram, sem saber de qualidade, quantidade de ingestão e se realmente precisam daquilo naquele momento.
Existe quantidade certa de ingestão de proteína por dia?
A literatura diz que em média, o ideal de consumo de proteína diário seria de 1g de proteína para cada quilo de peso corporal. EX: Se você pesa 50KG o mínimo que você deve ingerir de proteína ao dia é de 50g. Pra quem tem um treino bem intenso visando resultados expressivos no que tange o ganho de massa muscular, essa ingestão passa para 1,4g à 1,5g no dia por quilo de peso. A proteína é um nutriente nobre e importantíssimo mas em excesso pode trazer alguns problemas.
Malefícios pelo excesso de proteína.
O excesso de proteína gera uma sobrecarga no fígado e nos rins. Esse excesso faz com que estes órgãos trabalhem mais, tanto pra metabolizar a sustância (Fígado) quanto para excretar seus resíduos (Rins). No caso dos rins, este excesso pode até levar a insuficiência renal através de diferenciação de pressões dentro do órgão.
Bom senso é sempre bom, e neste caso não é diferente. Não ache você que tomar um “pote de whey” por dia irá aumentar seus resultados. Seu corpo absorve o que precisa e o resto ele joga fora.
Então, dê o que seu corpo precisa, isso já será o suficiente e lhe trará bons resultados. E lembre-se sempre de buscar orientação especializada, neste caso um nutricionista!
Plácido Andrade
Acadêmico em Educação Física
Faculdade Estácio de Sá-Vitória-ES