É muito comum nas academia, principalmente nesse período do ano, nos deparamos com aqueles alunos do “projeto verão”, que na verdade não buscam resultados e sim milagres. Dentro dessa classe ainda encontramos aqueles que acham que sabem o que devem fazer na academia, por que assistem o programa Bem-Estar e o da Fátima Bernardes todos os dias.
Em relação as pessoas que buscam o emagrecimento, muitas vezes fui abordado por alunos nas academias onde trabalhei, com os seguintes desejos:
“Professor, eu quero emagrecer até dezembro. Quero perde barriga, braço, um pouco da perna mas nada na bunda. Aliás, não gosto de esteira e tenho só 30 minutos pra fazer musculação e odeio dieta. Mas faço 500 abdominal em casa todos os dias!”
Falo o que pra uma pessoa dessa???
Emagrecer não é um processo fácil, e se não houver dedicação, comprometimento com o objetivo e sacrifícios, fica mais difícil ainda. Baseado nas informações das grandes mídias e de blogs de conteúdo duvidoso, muitas pessoas acham que fazendo 500 abdominais por dia, ou fazendo a “dieta dos malucos de sei lá de onde”, vão obter corpos esculturais como das celebridades da TV.
Vamos há alguns pontos:
NÃO se perde gordura localizada!!!
Durante a atividade física seu corpo utiliza várias fontes de energia, glicose(a principal) , ácidos graxos, aminoácidos, etc. E quando seu corpo utiliza as reservas lipídicas não escolhe um local específico, independente se há gordura na região trabalhada ou não.
Atividade aeróbica é indispensável!!!
Com a atividade aeróbica, você aumenta seu VO2 Máximo, que é a quantidade de oxigênio capitada pelo organismo durante a atividade física. Não existe queima de gordura sem oxigênio, então você há de concordar comigo que quanto mais oxigênio circulando em seu corpo melhor certo?
Então se você não quer fazer atividade AERÓBICA, espero que seja muito paciente, pois seus resultados vão demorar um pouco mais... se acontecerem é claro!
Odeio fazer dieta!!!
Se você acha que é muito sacrifício deixar de comer porcarias e “encher a cara de cachaça”, acho que você deve rever seu conceito de compromisso com seu corpo e sua saúde. Você não precisa fazer loucuras. Assim como seu treino, sua alimentação tem passar por um processo de evolução.
Se dedique, tenha disciplina, foco no seu objetivo e principalmente paciência!
Não adianta achar que você vai perder em 2 meses o que acumulou em 20 anos. Mude seus hábitos e verá que seu corpo irá corresponder da forma que você espera.
Plácido Andrade
Acadêmico em Educação Física
Faculdade Estácio de Sá - Vitória